O que é?
Um compilado do essencial nas três áreas fundamentais para a estratégia de qualquer empresa ou negócio, apresentado de forma simples e completa, com atividades práticas onde vamos ajudar os participantes a explorar o mundo das estratégias e colocá-las em prática para o seu negócio. Ao final cada participante estará apto a iniciar seu trabalho operacional de marketing de forma bem estruturada.
O propósito deste workshop é:
Mostrar que a estratégia é um hábito a ser incorporado à gestão de todos os negócios, exigindo método com atenção dedicada e cuidadosa, para assegurar resultados em ambientes complexos, como os atuais.
Vamos tratar de 3 pilares interdependentes:
Posicionamento Estratégico
Branding
Plano de Marketing
Atitude estratégica é um workshop on-line com 3 encontros ao vivo mais atividades e material de apoio assíncrono em ambiente de aprendizagem virtual.
Veja como será o nosso cronograma de atividades:
1
Posicionamento Estratégico
No posicionamento estratégico todos os pontos importantes para o negócio são analisados, considerando fatores internos e externos. Um profundo olhar para o mercado permite alimentar com dados técnicas de diferenciação para se destacar em cenários com pouca ou nenhuma concorrência. Também neste momento são traçadas metas de curto, médio e longo prazos. Estas reflexões e metas vão influenciar diretamente as outras duas áreas. Uma projeção de resultados esperados e métricas de acompanhamento tem o papel de avaliador periódico do rumo que o negócio está tomando e mostrar a necessidade de ajustes.
2
Branding
No dia do Branding tudo o que for relevante para a empresa, enquanto personalidade será abordado. No branding é feito o estudo de como expressar o que é importante para a empresa enquanto entidade orgânica. A postura, as narrativas e o estilo são definidos e alimentam com elementos as outras duas áreas. Aqui vamos estabelecer “quem” a empresa é e qual o seu discurso.
3
Planejamento de Marketing
No plano de marketing usamos tudo que foi analisado e definido no posicionamento estratégico e toda a forma de se expressar do branding e traçamos um plano pragmático de ações, pontuadas no tempo, com objetivos intermediários mensuráveis, para atingir os objetivos desejados. No plano de marketing processos e ferramentas são formatados para agir por estes objetivos.
Veja a programação
Para quem entende que precisa refinar as estratégias que coloca em prática em seus negócios
Conteúdo detalhado de cada dia:
Dia 1
Posicionamento Estratégico
- Análise do negócio
- Análise da concorrência
- Análise do mercado
- Proposta única de valor
- Posicionamento
- Objetivos
- Recursos
- Matriz: eliminar, reduzir, elevar e criar
Dia 2
Branding
-
Diferenciação
-
Relevância
-
Propriedade
-
Consistência
-
Storytelling
Dia 3
Planejamento
de Marketing
-
Objetivos de marketing
-
Perfil do público alvo – nichos – personas
-
Jornada da compra
- Mix de Marketing
-
Plano de ação
-
Controle de orçamentos, métricas e relatórios